O Pro Tools pode ser um lugar confuso para se trabalhar, especialmente se esse trabalho envolve grandes sessões com grandes contagens de pista e várias seções musicais diferentes. Encontrar o seu caminho em torno destas sessões pode ser um pesadelo, mas o Pro Tools tem uma variedade de ferramentas para auxiliar a navegação em torno de uma mix.
Neste tutorial vamos olhar para a melhor forma de configurar o Pro Tools para uma sessão de gravação, com foco na janela de configuração de I/O, roteamento , preparando um metrônomo e os vários modos de gravação disponíveis para você.
A primeira coisa que fazemos quando iniciar uma nova sessão é para passar e certificar-se de que tudo o que é chamado apropriadamente – ” Audio_01_bip ‘ não fornece nenhuma informação útil sobre o que está no canal , e ao mesmo tempo um bom engenheiro de gravação vai ter garantido todos os seus arquivos foram apropriadamente chamado antes da mixagem, ainda encontramos esse problema com frequência . Passando e ouvindo cada canal pode ser demorado , especialmente se houver uma mudança de instrumento inesperado em um único canal, mas ele ainda pode economizar muito tempo depois na maix.
Com tudo nomeado corretamente, então gostaria de classificar todos os instrumentos em grupos, geralmente a bateria e percussão primeiro, seguido por instrumentos de baixo , ritmo de médio porte e instrumentos do tipo bloco (guitarra , synth pads , cordas, metais , piano e assim por diante) , instrumentos solos e , finalmente , os vocais . Em seguida, colorir canais para fornecer a identificação visual . A ordem exata pode mudar de trilha para trilha , mas é útil para manter o mesmo esquema de cores.
Clipes (Arquivos de áudio dispostos na tela de edição) de agrupamento podem ser útil tanto do ponto de vista visual, bem como para quando você está editando . Mais útil , no entanto, são os grupos Mix/Edit , que podem ser ativados sempre que necessário para executar movimentos de fader agrupados , agrupados nas edições , e para mostrar/esconder canais inteiros rapidamente. Mostrando apenas a seção que você está trabalhando em qualquer momento pode ser muito útil para navegar por grandes sessões de Pro Tools . Além de mixar/editar grupos , para cada grupo de instrumentos, nós gostamos de criar grupos de todos os canais de áudio , para que possamos rapidamente mostrar apenas os canais de áudio na janela Edit, e esconder os buses auxiliares. Além disso, se você estiver usando sub-grupos pode ser útil para criar um Grupo de Mix de todos os sub-grupos , permitindo que você trabalhe rapidamente sobre estes canais para obter mais espaço para trabalhar em sua mix em uma escala mais macro.
“Memory Locations e Window Configurations” (Memorização de locais e configurações de janelas traduzindo ao pé da letra) pode ser extremamente útil para acelerar o seu fluxo de trabalho uma vez que a mix está em curso , tornando mais fácil para pular rapidamente para o início de qualquer verso e seções de loop sem tirar os dedos do teclado . De fato, um bom operador de Pro Tools vai fazer muito pouco uso do mouse.
Para este tutorial você vai precisar fazer o download dos arquivos de projeto.
Preparação e Navegação
1: Abra o arquivo da sessão. A sessão tem
parte de uma mix recentemente importada pronta para começar. Todas as
faixas e clips estão nomeados, alguns até têm notas. Muitas vezes você
vai obter mixagens que simplesmente vêm com clipes chamado “Audio 01″ ou
similar; se isso acontecer, você terá de “solar” cada uma e renomear
antes de começar a trabalhar.
2: Nós vamos começar por criar Clip Groups na janela de edição.
Destaque todos os nove clips de bateria por [Shift] do mouse sobre cada
clipe e depois agrupá-los pressionando [Ctrl] + [Alt] + [G] / [Command] +
[Alt] + [G] (PC / Mac) agrupá-los como um único Clip Groups. Repita
este procedimento para agrupar as trilhas baixo, vocais e guitarras.
Clip Groups são úteis para todos os clips que você deseja editar em
conjunto.3: Abra a paleta de cores, clicando na barra azul à esquerda de cada canal na janela Edit (ou na parte inferior de cada canal na janela do Mixer). Alternativamente, se você tem a trilha colorida oculta, você pode abrir a paleta de cores a partir do menu Window.
4: Selecione todos os canais de bateria (não os clips) e selecione uma cor para a bateria. Ela ajuda a manter a coerência de uma música para outra com sua escolha de cor e manter as faixas semelhantes em cores semelhantes, você pode escolher azul-escuro para bateria e azul-claro para percussão e assim por diante. Repita esse processo para os outros grupos de instrumentos.
5: Se as suas trilhas agora estão coloridas, mas seus clipes permanecem o mesmo, vá em Preferences>Display e, na seção de codificação de cores à direita, alterar o padrão de cores para coincidir com a trilha colorida. Isso vai mudar a cor de todos os seus clips para coincidir com a escolha da cor da trilha. Você pode, é claro, optar por clips de cor individualmente, se você preferir.
6: Quando criamos os grupos de Clip, o Pro Tools simplesmente nomeia os grupos de Group_ ##, clicando duas vezes sobre o Clip Group podemos dar a cada uma um nome mais descritivo. Isso é especialmente útil se você está colaborando em uma sessão, como seu colaborador pode não seguir o seu esquema de cores particular.
7: Clip Groups são úteis, mas o Pro Tools tem outra ferramenta mais poderosa ainda de agrupamento: Mix/Edit Groups. Destaque os dois canais de kick em qualquer janela da Mix ou Edit e pressione [Ctrl] + [G] / [Command] + [G] para agrupá-los. Com um grupo Mix ativo qualquer FUSÃO-movimentos, solos ou mutes afetará todos os canais agrupados de forma igual, enquanto uma edição afetará clipes em todos os canais agrupados de forma igual.
8: Nós podemos criar quantos Mix/Edit Groups achamos que vamos precisar no início, criando um kit para cada peça no kit de bateria e outro para o kit como um todo, além de grupos adicionais para cada instrumento que foi monitorado em múltiplos canais. Isto pode ser muito útil para fazer um gain-staging mais tarde na mixagem. Os grupos podem ser desligados individualmente a partir do menu.
9: Nem todos os nossos grupos precisam efetuar ambas as janelas de edição e mixagem. Podemos criar um grupo para todas as faixas de áudio que tenha efeito apenas na janela Edit, e muitos dos nossos grupos específicos de instrumentos podem precisar de realizar apenas a janela Mix, especialmente os grupos de canais aux.
10: Uma vez que tenhamos agrupados nossas trilhas seria muito bom inserir marcadores na linha do tempo para torná-lo fácil de ver onde estamos a trabalhar e fornecer um meio de pular para seções diferentes facilmente. As escolhas são óbvias para colocar marcadores diferentes no início de cada seção de música, marcando o início, verso 1, refrão, verso 2, ponte e assim por diante. Para adicionar um Memory Location na linha do tempo simplesmente pressionar [Enter].
11: Com os marcadores no lugar, você pode saltar para qualquer local, pressionando em seguida o número da posição do marcador, seguido por [.] [.]. Você também pode realçar a região a partir da posição atual para um local do Memory Location pressionando a tecla [Shift] enquanto pressiona [.], Então o número depois [.].
12: Uma vez que você colocou alguns marcadores, pode ser difícil se lembrar qual número de cada um. Para abrir uma lista de Memory Locations pressione [Ctrl] + [5] / [Command] + [5]. Esta lista mostra o número de cada Memory Location na coluna mais à esquerda, com as outras colunas que mostram o que compõe aquele Memory Location.
Créditos: Jorge Araújo
Postar um comentário