De todos os componentes do ambiente de seu estúdio os dois mais importantes são sem dúvida seus ouvidos e seus monitores de áudio. Mais especificamente falando, o posicionamento correto destes monitores em seu estúdio fará diferença em como suas mixagens se comportarão diante da grande maioria de sistemas de reprodução musical.
Este artigo traz práticas e considerações importantes para posicionamento correto dos monitores e do ouvinte em estúdio.
Tudo no lugar certo: Encontrando o “Sweet Spot”
Há menos que você esteja numa sala de monitoração anecóica (sem eco, sala projetada para conter reflexões) a ressonância de frequências é algo a ser considerado. Existem programas de computador que analisam as dimensões de sua sala e quais problemas podem ocorrer apenas colocando seus monitores para tocar.
A primeira observação fácil de se fazer é que o som ouvido nestas salas varia de acordo com a posição dos monitores e do ouvinte. Sentando exatamente no centro da sala é a ultima opção pois a reflexão de frequências e harmônicos em toda a sala pode provocar um efeito de anulação de algumas frequências.
Uma maneira de evitar-se reflexões é colocar seus monitores nos lados maiores da sala se possível, para evitar as reflexões laterais. A distância entre você e os monitores deve ser a mesma deles em relação um ao outro, ou seja, forme um triângulo de lados iguais (equilátero) com você e os monitores conforme figura abaixo.
Uma vez determinado o ponto perfeito de monitoração (sweet spot) é hora de aperfeiçoar a posição dos monitores. Quando colocados muito próximos a parede o som grave dos monitores que é projetado para trás será refletido pela parede.
Algumas frequências retornarão em fase aumentando a sensação sonora das mesmas e outras retornarão fora de fase cancelando algumas frequências. Para isso não ocorrer é necessário garantir que a distância dos monitores para as paredes traseiras seja diferente da distância das paredes laterais e também diferente da distância do chão e teto.
A melhor posição é no meio do caminho entre o teto e o chão, sendo interessante direcionar o tweeter para seus ouvidos. Evite também valores múltiplos exatos para evitar efeitos indesejáveis (ex. Se os monitores estão a 50cm da parece, não devem estar posicionados a 1,5m das paredes laterais).
Para uma imagem estéreo, o posicionamento ideal, como dito anteriormente, é a formação de um triângulo equilátero com os monitores voltados 30 graus em direção ao centro. A altura deve ser a de seus ouvidos, centralizados ao meio do monitor.
“Near-field” é o conceito de monitores onde ouve-se mais do sinal dos monitores e menos das reflexões da sala, para salas pequenas e estúdios onde o ouvinte está posicionado entre 1 a 1,5 metros dos monitores é a solução ideal.
O melhor é não colocar os monitores sobre as mesas ou console, e sim, sobre suportes dedicados. Isto ajuda a evitar reflexões iniciais indesejadas causadas pela vibração dos monitores. Se for colocá-los sobre a mesa coloque-os o mais próximo da borda possível, e use um pouco de espuma para evitar as vibrações na mesa.
Tratamento acústico e ajuste
Um estúdio profissional geralmente foi projetado por um expert em tratamento acústico. Mas os estúdios em geral tem que trabalhar com monitores sem suporte e falta de tratamento acústico na sala.
Toda a sala requer alguma forma de tratamento acústico, se você já ouviu música em um ambiente vazio, sem carpete e de paredes lisas sabe qual o efeito disto. Colocando carpete você perceberá que a reverberação começará a diminuir.
Sem gastar uma fortuna você pode ajustar o ambiente de monitoração adicionando algumas espumas acústicas nas paredes laterais reduzindo o eco e limpando a audição da imagem estéreo
Numa sala com teto baixo, espuma acústica colocada sobre o sistema ajuda a evitar as reflexões vindas do teto. Também é recomendável caso esteja numa sala pequena colocar espuma atrás da posição de audição. Porém evite uma sala completamente cheia de espuma pois pode deixar o som encaixotado e sem vida.
Teste para os ajustes finais
Agora que você já tem o ponto perfeito de audição “sweet spot”, ajustou a posição dos monitores e fez os tratamentos acústicos necessários, é hora de fazer um teste com seu CDs preferidos. Isto ajudará a verificar se você conseguiu atingir o balanço sonoro necessário sobre o espectro de frequências da sala e torna mais fácil identificar problemas.
Também é uma boa ideia criar algumas gravações sem equalizá-las e testá-las em outros sistemas para ter uma ideia da precisão de ajuste de monitoração. Caso suas gravações estejam extremamente graves em outros sistemas ou com falta de peso, é certo que você precisa fazer alguns ajustes na posição dos monitores para corrigir e tornar ainda mais precisas suas mixagens.
Postar um comentário