Sempre recebemos pelo youtube, twitter e por e-mail perguntas sobre quais programas estamos utilizando. Por isso, achamos que seria um bom começo falar sobre essas ferramentas.
"O melhor programa para produzir uma música, gravar, editar, ou remixar é com certeza aquele que se adapta melhor a sua forma de pensar e trabalhar, ou seja, imaginação X execução."
"Existe uma grande diferença entre os softwares, alguns realmente são melhores, mas como a produção está 100% ligada a sua criatividade e principalmente ao equipamento (computador, fones, monitores, mesa de som, periféricos, plugins, microfones, sala de gravação entre outros) no fim, a escolha do programa se torna extremamente relativa."
Por isso hoje vamos apenas citar alguns dos mais usados e dar nossa opinião sobre eles.
FL Studio 11: é um ambiente de produção musical
completo de software, representando mais de 14 anos
de desenvolvimentos inovadores e nosso compromisso
com a Lifetime Atualizações gratuitas. Tudo que você
precisa em um único pacote para compor, arranjar,
gravar, editar, mixar e masterizar música de
qualidade profissional. ( É O DAW QUE RECOMENDAMOS)
REAPER: é um software que trabalha com gravação, edição, renderização e reorganização de áudio em várias trilhas. Ele conta com um conjunto abrangente de recursos e é muito pequeno e leve - o instalador tem cerca de 1MB! Inclui efeitos e projetos de exemplo.
- Pro Tools: Muito utilizado em grandes estúdios e por grandes artistas, é um multipistas. Esse programa é mais indicado se você for fazer gravações de vozes e instrumentos, ou talvez se for mixar muitos elementos (canais). O chato desse programa (versão LE) é que tem muitos limites com relação as placas de som, plugins e limitação de canais.
- Nuendo: Usamos o Nuendo desde a versão 2, por isso já estamos acostumados com ele, é nossa principal ferramenta para gravação. É possível usar uma quantidade muito grande de plugins, e em nossa opinião essa é uma das grandes vantagens desse software, além de não ser tão pesado podendo rodar em um PC simples. Recomendado pra músicos e bandas.
- Logic: Esse é um programa bem antigo, mas continua na ativa sendo usado por muitos produtores, também é um multipistas, mas esse só roda em computadores Macintosh.
- Ableton Live: Esse é o queridinho de muitos que trabalham com música eletrônica. O Ableton foi criado com a intenção de ser uma ferramenta tanto pra estúdio quanto para LIVE (como é o nosso caso, usamos o Ableton em nossas apresentações). Ele se destaca por trabalhar muito bem com samplers, e com a linguagem MIDI que em nossa opinião é o melhor e o mais simples de todos os programas que testamos. Se você esta pensando em escolher um programa para fazer seus remixes, produções próprias e de quebra usar como um instrumento para tocar ao vivo esse é muito recomendado por ter um pouco de tudo e ser simples de usar.
- Acid Pro: Esse é muito pouco comentado, porém é muito bom para se trabalhar com samplers. A grande vantagem dele é a gama de plugins que ele aceita juntamente com a facilidade de se trabalhar em paralelo com o Sound Forge. É um programa muito leve, mesmo usando vários canais e plugins roda facilmente em computadores com uma configuração simples.
Esses são alguns dos programas que a gente aconselha se você estiver procurando um programa para fazer suas produções. Existem outros que tem as mesmas funções e características, alguns até são gratuitos, mas cabe a você escolher e pesquisar pra ver se o programa realmente cumpre o que promete.
DICA:
- Escolher o que melhor se adapta a você e procurar estudar muito sobre o programa, saber as possibilidades e truques pra simplificar seu trabalho e assim chegar a um resultado com maior qualidade.
- Trabalhar com apenas 1 programa pode lhe trazer limitações. Muitos produtores de renome mundial trabalham com vários programas, extraindo deles apenas o que cada um tem de melhor, chegando assim a um resultado mais profissional. Isso com certeza vai dobrar o seu trabalho, mas utilizar os softwares e aprender tudo sobre eles vale a pena.
- Trabalhar somente com os plugins nativos de cada programa é tirar leite de pedra. Não pense que os plugins nativos que vem junto com os programas são os melhores, o melhor é você procurar e testar muitos.
Nós estamos usando 3 programas em nossas produções; Nuendo, Acid Pro e o Ableton Live além de muitos plugins. Rsrs.
Pra entrar em detalhes de cada um dos programas seria necessário escrever um livro sobre cada um. Por isso, se você estiver começando a usar esses programas e quiser tirar alguma dúvida sobre eles, saber um pouco mais ou até mesmo sugerir algum tutorial ou matéria, deixe um comentário. Vamos criar um e-mail exclusivo pra galera mandar suas sugestões.
Qual softwares você está usando pra fazer suas produções?
Postar um comentário