Sem muita enrolação hoje vamos primeiro saber como posicionar as placas de espuma para segurar as primeiras reflexões do som, fazer um teste do ANTES e DEPOIS (gravamos o som da sala pra vocês ouvirem) e por último falar sobre a marca e qualidade das espumas.
Para tentarmos bloquear as primeiras reflexões do som vamos analisar as paredes, o som vai sair dos monitores e refletir nas paredes, o primeiro ponto de reflexão é o nosso alvo, aonde devemos posicionar nossas placas (espuma), com isso vamos deixar a sua posição em frente aos monitores com menos influência do som da sala.
Você vai precisar da ajuda de um amigo e um espelho. A técnica de usar um espelho é bem simples e vai servir apenas para o nosso caso, ou seja, uma coisa caseira. Mãos à obra.
Sente em frente ao seus monitores na posição exata aonde você vai trabalhar (lembra do artigo passado? Clique aqui pra ler) peça para o seu amigo colocar o espelho na parede a sua direita, ele deve colocar na altura dos monitores que também deve ser a altura dos seus ouvidos.
Comece com o espelho na mesma linha dos monitores e vá movendo ele até que você consiga enxergar o cone do seu monitor ESQUERDO (foto ao lado), quando você ver no espelho a imagem do monitor de um grito PAREEEEE, rsrs, esse ponto deve ser marcado e é aí que deve estar o centro da placa de espuma. Agora você deve repetir o processo na outra parede.
Aqui resolvemos colocar uma grande placa de espuma (foto ao lado), mas caso você queira colocar apenas duas certifique-se de que o ponto marcado com o espelho seja o centro das suas placas. IMPORTANTE: as espumas estão fixadas baseadas na posição dos monitores, mudá-los de posição implicará em mover as espumas também.
Já colocamos espuma nas laterais, mas tem outro ponto que é importante controlar as reflexões, esse ponto seria a parede atrás de você (foto ao lado) principalmente se a sala for pequena o som vai refletir e voltar muito rápido para seus ouvidos.
É provavel que apenas com essas três paredes com placas seja o suficiente para controlar o excesso de reflexões em uma sala pequena e com muitas superfícies reflexivas, mas para outras não, por isso algumas vezes será necessário aplicar placas no teto seguindo o mesmo princípio do espelho.
Mas como você vai saber se deve ou não colocar espumas no teto?
Use seu bom senso e seus ouvidos, a dica é observar o chão, se você tiver um tapete ou carpete que cubra o espaço aonde você vai ficar, ou se você estiver em um quarto a sua cama fará a função de segurar as reflexões não sendo necessário a aplicação no teto, como o nosso piso é reflexivo decidimos aplicar espuma em cima dos monitores (foto ao lado).Agora é importante você prestar atenção no que tem na sua sala e o que pode refletir o som, pois você pode precisar de mais ou talvez menos espumas cobrindo determinada área. No nosso caso a quantidade de espuma que colocamos nas laterais, teto e fundo da sala é porque as paredes são completamente lisas, não tem nenhum móvel, quadro ou cortina que possa bloquear o som.
Agora você já bloqueou as primeiras reflexões, é preciso segurar os graves, toda essa espuma que você aplicou no quarto segura apenas as frequências acima de 500hz ou você achou que seria tão fácil assim?
Para os graves é preciso de BASS TRAPS e usá-los nas quinas (foto ao lado), podem ser comprados ou você mesmo pode fazer, mas eles são difíceis de montar, é necessário o material correto e um pouco de conhecimento, sem contar que serrar e pregar e depois fixar na parede não é algo que todos saibam fazer, rsrs, mas você quiser tentar procure no youtube DIY BASS TRAPS.
No nosso caso não temos aonde colocar os bass traps, no fundo da sala de um lado tem a porta e do outro um pequeno corredor, e nas laterais aonde estamos trabalhando não tem espaço, de um lado a janela e do outro as prateleiras. Poderíamos colocá-los na quina na parede do fundo com o teto , mas já que os principais pontos não podemos colocar resolvemos deixar de lado.
Agora é hora de comparar o antes e o depois, pra fazer isso colocamos nosso microfone condencer na posição aonde deveria estar a nossa cabeça e gravamos alguns sons a fim de captar as reflexões da sala.
Pra você notar a diferença é preciso colocar seus fones pra que não haja nenhuma reverberação da sua sala ao ouvir a nossa sala, rsrsrs.
Usamos samples de KICK, SNARE, HIT HAT, HIT HAT OPEN, RIDE e SYNTH, os dois primeiros sons que você vai ouvir são da sala sem tratamento e os dois próximos são da sala com tratamento. Nesse teste se concentre nas reflexões (reverb natural da sala).
Mesmo em um simples teste e sem muito tratamento acústico é bem perceptível a influência das reflexões da sala no que ouvimos e você pode ter uma ideia de quanto isso pode influenciar suas decisões de equalização e efeitos de ambiência em suas produções e mixagens.
Agora é hora de saber qual espuma comprar.
Quanto custam as espumas que posso usar?
As mais caras na faixa de R$80,00 tem as mais simples por R$45,00 e a mais baratas por volta de R$23,00 (Não vamos fazer propaganda de nenhuma).
Então, a que custa 80 pila tem uma qualidade superior se comparada com as demais?
SIM.
Isso quer dizer que ela segura, trabalha melhor as frequências?
NÃO, qualquer espuma fará isso.
Mas que porra que ela faz então, serve cafezinho? Rsrsrs.
A qualidade oferecida pelas espumas "profissionais" está no design, aquelas ondinhas tem um motivo e os formatos dão um visual legal, além disso é um produto anti chama, não propaga o fogo, não desbota a cor com o tempo ou exposição ao sol e tem garantia.
As outras espumas tem o design igual, são chamadas de espuma perfilada, espuma CASCA de ovo e também de espuma para colchões. Outro detalhe é que elas podem desbotar com o tempo (quanto tempo eu não sei, talvez em 2 anos??????). Agora o mais importante é que elas PEGAM FOGO, claro que não espontaneamente, rsrsrs. A garantia delas, garantia??? rsrsrs.
Nós decidimos comprar a espuma perfilada (de R$45) por se tratar de uma simples estação de trabalho e não de um estúdio, não compramos a mais barata, a Labely sofre muito com renite ao pó e as lojas que vendiam a baratinha deixavam ela muito exposta e no meio de muito entulho e poeira, a aparência da espuma também estava horrível.
Qual espuma você deve comprar? A que couber no seu bolso, mas você pode fazer o teste com uma simples e barata, se você gostou do resultado e quer algo mais definitivo, bonito e com segurança economize e compre as espumas "profissionais" usadas em estúdios.
DICA DE SEGURANÇA: A espuma mais simples pega fogo, propaga, então cuidado ao colocar próximo a interruptores de luz e tomadas, proteja bem essas áreas e deixe um bom espaço em volta sem espuma.
DICA DE COMO COLAR A ESPUMA: Use cola ou fita adesiva (dupla face fixa forte), algumas marcas não fixam bem na espuma, pra não descolar com o tempo use um pouco de silver tape diretamente na espuma, esquente com um isqueiro (apenas o silver tape) então coloque a fita dupla face sobre o silver tape e coloque na parede. (foto ao lado, quantidade necessária para fixar a espuma no teto).
Se você não sabe se vai colocar muito ou pouca espuma, uma boa saída é fixar velcro nas espumas e nas paredes, assim você pode tirar e colocar as placas quando achar necessário.
Se você não sabe se vai colocar muito ou pouca espuma, uma boa saída é fixar velcro nas espumas e nas paredes, assim você pode tirar e colocar as placas quando achar necessário.
Esperamos que esses três artigos tenham ajudado você a melhorar o som da sua sala, quarto, garagem, sotão, enfim, que você possa iniciar a sua estação de trabalho e que tenha a melhor qualidade possível dentro das suas limitações.
Como dissemos antes, não estamos aqui pra falar fórmulas e calcular frequências problemáticas, nem ficar falando textos e mais textos explicando como é dificil fazer tratamento acústico. Para um tratamento adequado pra fins profissionais chame um profissional, sendo assim você não encontrará de forma gratuita na internet, principamente porque cada sala é uma história diferente, requer muito estudo e muito cálculo.
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